quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bocage - Soneto



Bocage  Soneto

                       Já Bocage não sou!... À cova escura
                       Meu estro vai parar desfeito em vento...
                       Eu aos céus ultrajei! O meu tormento
                       Leve-me torne sempre a terra dura: 

                       Conheço agora já quão vã figura
                       Em prosa e verso fez meu louco intento;
                       Musa!... Tivera algum merecimento
                       Se um raio da razão seguisse pura!

                       Eu me arrependo; a língua quase fria
                       Brade em alto pregão à mocidade,
                       Que atrás do som fantástico corria:

                       Outro Aretino fui... A santidade
                       Manchei!... Oh! Se me creste, gente ímpia
                       Rasga meus versos, crê na eternidade!

                              Barbosa du Bocage
                          15 09 1765 – 21 12 1805


Sem comentários:

Enviar um comentário